Programa de Radiomontanhismo da APROSOC
O Conceito
Mentorado por mim em 2015 (João Saraiva), consiste na deslocação em segurança de amantes das radiocomunicações cidadãs (ANALÓGICAS SIMPLEX ), com meios de orientação geográfica, água e alimento, roupa e calçado adequado ao trajeto e, observação prévia da previsão meteorológica para o respetivo período do dia, com uma mochila com walkie-talkies CB27 | PMR446 | LPD 433 | radioamador, ou eventualmente rádios transportáveis (no caso do CB e radioamador, eventualmente com antenas de campanha), até cumes ou planaltos de montes ou montanhas com altura igual ou superior a 100 metros acima do nível médio das águas do mar, como local privilegiado pela altitude para a comunicação a maior distância ou melhorar a comunicação local devido à redução de obstáculos físicos, desfrutando assim da harmonia com a natureza e aprazíveis momentos de contemplação da sua beleza em simbiose com a aprazível comunicação via rádio com outros entusiastas das radiocomunicações.
O conceito idealista do radiomontanhismo não é chegar de veículo ao topo, mas sim, fazer preferencialmente mas não obrigatoriamente, pelo menos algumas dezenas de metros a pé de mochila às costas, promovendo o exercício físico e o combate ao sedentarismo.
O radiomontanhismo pratica-se em todas as estações do ano, podendo ocorrer de dia ou de noite, como atividade conducente à melhor preparação individual para a sua autoproteção, podendo ser efetuadas ativações inopinadas ou programadas em qualquer dia semanal e período horário que, devem ser anunciadas no grupo interno de radiomontanhismo reservado aos Associados.
O radiomontanhismo não é um concurso, mas nada impede que se participe em concursos de radiocomunicação.
Neste conceito não está implícito sequer o registo de contactos, mas sim disfrutar da natureza e das radiocomunicações.
A génese
Um dos nomes dados na atualidade pelos radioamadores ao radiomontanhismo é “summits on the air”, e pareceu-nos bem aportuguesar o conceito adaptando-o para as radiocomunicações cidadãs, sem prejuízo de que, aqueles que são também radioamadores, aproveitarem para fazer também ou apenas contactos nas bandas de radioamador
Cria-se assim um novo conceito de modalidade e uma nova palavra a fazer constar dos dicionários a seu tempo, e que passo a apresentar.
O Radiomontanhista
O Radiomontanhista é o Associado da APROSOC que tenha subscrito o Grupo de Radiomontanhismo, já tenha participado e pretenda continuar a participar nas atividades do grupo.
A Segurança
Por questões de segurança recomenda-se que idealmente a atividade seja praticada em companhia, pois por exemplo em caso de doença súbita é pertinente que alguém possa alertar os serviços de emergência. Caso tenhas de ir sozinho informa familiares ou amigos da tua localização e percurso, bem como hora prevista de regresso e canais de contacto.
A Fauna e Flora
O conceito impõe a plena harmonia com a natureza, pelo que, independentemente de subires ao topo a pé, de bicicleta, de moto, de automóvel ou jipe, deves ter pela fauna e flora todo o respeito, nomeadamente não deixar materiais não biodegradáveis no solo e, ter especial atenção à não perturbação da fauna.
A Ética
O conceito adota como código de ética, o decálogo da rede OÁSIS.
"Os membros da rede OÁSIS da APROSOC
primarão pela harmonia nas radiocomunicações através das seguintes práticas:
1. Evita responder a qualquer provocação por qualquer via de
comunicação;
2. Não interfiras intencionalmente nas comunicações de terceiros,
nem presumas ou refiras a intencionalidade de interferências de terceiros,
adapta-te;
3. Respeita os limites de tempos de emissão contínua de 3 minutos
em comunicação lúdica, 30 segundos em comunicação de emergência e, deixa um
espaço mínimo de 3 segundos entre transmissões;
4. Mantém a predisposição para ajudar quem o solicite;
5. Partilha o conhecimento (tu também não nasceste ensinado);
6. Trata todos com urbanidade;
7. Não uses potências ou frequências diferentes das legalmente
permitidas;
8. Pauta pelo constante aperfeiçoamento na correção do uso dos
procedimentos radiotelefónicos;
9. Promove as radiocomunicações cidadãs através da divulgação de
imagens nas redes sociais;
10. Não uses os canais ou frequências de chamada e/ou
socorro para conversar, muda de canal ou frequência logo após a tua chamada ser
correspondida."
Liberdade de opção
Ninguém é obrigado a aderir ou gostar do conceito, mas quem integrar o Grupo de Radiomontanhismo da APROSOC deve respeita-lo.
O Grupo de Radiomontanhismo da APROSOC
É composto por Associados da APROSOC que tenham subscrito na sua inscrição este grupo e, sejam praticantes regulares desta modalidade sempre em modos analógicos e tendencialmente em, canal 16 FM nas radiocomunicações cidadãs.
Sanções
Quem pratique atos contrários às regras aqui definidas, à Lei, aos bons costumes da vida em sociedade e ao decoro da comunidade, pode ser exonerado do grupo por decisão do Conselho de Grupo composto por todos os membros e presidido por membro da Direção.
Reconhecimento de mérito
Os membros do grupo que se destaquem pela prática regular da modalidade de Radiomontanhismo e, difusão dos seus contactos através de vídeo ou fotos com textos narrativos, recebem um certificado de distinção emitido pela Associação, sem prejuízo de um prémio surpresa.
Espontaneidade
No intuito de testar a resposta dos utilizadores das radiocomunicações em cenário real, os treinos e exercícios deste grupo não são anunciados publicamente, sendo somente comunicado aos Associados subscritores do grupo.
Subscrição
A subscrição é feita no formulário de inscrição em: https://www.aprosoc.pt/associado
A rede OÁSIS promove a harmonia nas radiocomunicações.
73/51 e bons QSOs
APROSOC | Grupo de Radiomontanhismo
Autor: João Paulo Saraiva
OÁSIS 01 | CT1EBZ

